Informações
Link's Úteis
Manutenção e Emergência
Atendimento 24 Horas através do telefone 0800 014 1488 (ligação gratuita).
- Falta de Energia
- Poda de árvores
- Acidentes
Débito Automático
O débito automático deve ser solicitado diretamente nas agências bancárias cadastradas.
Informe o identificador bancário (número composto de 9 dígitos) que é o mesmo número de sua UC (Unidade Consumidora) precedido de Zeros.
Exemplo: UC 12345 = identificador bancário 000012345
A responsabilidade pelo registro do convênio depende do banco, podendo estar registrado como Cetril ou Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região (podendo ainda estar abreviado).
Caixa Eletrônico ou Internet Banking
Locais disponíveis:
- Banco do Brasil
- Banco Bradesco
- Banco Itaú
- Banco Santander
- Caixa Econômica Federal
- Sicoob - Crediceripa
- Casas Lotéricas
- Correios
- Pag Fácil
O pagamento das contas podem ser realizadas nas agências bancárias através do caixa eletrônico ou em seus respectivos correspondentes bancários.
É importante saber
Sem fazer a leitura do medidor, a Cetril não tem informação sobre o consumo e realiza a impressão da fatura baseada na média dos últimos 12 meses conforme previsto na Resolução 414 da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica). Constatados três meses consecutivos de impedimento de leitura, a Cetril está autorizada a suspender o fornecimento de energia, conforme disposto na Resolução 414, Artigo 87, parágrafo 1.
A Estação Medidora é o ponto de entrega de energia elétrica da Cetril para o consumidor e onde fica instalado o medidor.
Entre os deveres do consumidor (Resolução 414) estão:
- Manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas da unidade consumidora, de acordo com as normas oficiais brasileiras;
- Responder pela guarda e integridade dos equipamentos de medição quando instalados no interior de sua propriedade;
- Manter livre, aos empregados e representantes da distribuidora, para fins de inspeção e leitura, o acesso às instalações da unidade consumidora relacionadas com a medição e proteção;
Facilite o trabalho do leiturista: “Ajude a Cetril ajudar você”
A Cetril vai até a sua casa todos os meses para realizar a leitura do consumo de energia elétrica. Muitas vezes, nessas visitas, o leiturista se depara com várias dificuldades para realizar o seu trabalho.
Na conta de luz é possível verificar a data prevista em que será realizada a leitura, no mês seguinte. Algumas medidas simples podem facilitar a vida do leiturista e evitar problemas aos consumidores/cooperados.
Em dia de leitura, procure manter os portões abertos e os animais de estimação presos. Conservar a área em que está instalado o padrão sempre limpa também é importante. Manter o padrão em plenas condições de uso garante a segurança na instalação elétrica da propriedade e possibilita o controle do consumidor/cooperado sobre o próprio consumo.
Caso você ache inviável, manter os portões abertos e os animais presos, você mesmo pode realizar a leitura, mensalmente, e deixar a leitura coletada em local de fácil visualização para que o leiturista possa anotá-la.
Mais informações pelo telefone 0800 0141488.
Vida de leiturista não é fácil. Ajude a Cetril ajudar você, colaborando com o trabalho dos nossos leituristas você só tem a ganhar. Com maior controle e exatidão na leitura, você estará evitando possíveis chateações com o consumo de energia elétrica.
Orientações
Caro Consumidor/Cooperado,
A Cetril está disponibilizando para consulta várias orientações que poderão ajudá-lo no seu dia-a-dia. Utilize a busca para encontrar outras informações em nosso website.
Com o objetivo de dinamizar o seu atendimento tenha sempre em mãos os documentos necessários para cada procedimento.
Além disso, é sempre importante informar aos nossos atendentes o número da sua Unidade Consumidora. Ele pode ser encontrado em destaque na sua fatura de energia.