Bandeira Tarifária será Verde, sem taxa adicional até o final de 2020

A Bandeira Tarifária Verde, aquela sem taxa adicional na sua conta de luz, será mantida até 31 de dezembro de 2020. É o que definiu a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL em reunião pública realizada na terça-feira (26/5).

Trata-se de mais uma medida emergencial da ANEEL para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico diante da pandemia da Covid-19.

Os valores das bandeiras tarifárias são revistos todos os meses e levam em consideração parâmetros como estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas e outros fatores. Diante da crise, o cenário é de redução de carga devido ao baixo consumo, principalmente industrial, o que contribui para o acionamento da bandeira verde nos próximos meses.

Sobre as bandeiras tarifárias

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no país.

Quando a produção nas usinas hidrelétricas está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras: amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, as quais gradativamente especificam acréscimos na sua conta de luz.