Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Colaboradores da Cetril participam de palestra sobre formas de abordagem no Sistema de Gestão

20/05/2014

O responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Cetril, Michel Xavier, e o Representante da Diretoria, Siegfried Urban, participaram, no dia 15 de maio, de uma palestra realizada no Hotel Maksoud Plaza, intitulada "A nova abordagem dos Stakeholders no Sistema de Gestão".

Stakeholders são os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, planejadores, acionistas, fornecedores, governo e demais instituições que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.

É qualquer indivíduo ou entidade que afete as atividades de uma empresa. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman, que defendia a ideia da interferência dos stakeholders como fundamental no planejamento estratégico.

Segundo Urban, um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores.

“Na Cetril, podemos citar o exemplo da implantação da rede compacta, uma vez que a mesma atende as expectativas de todos os envolvidos no processo. Ou seja, é economicamente viável, atendendo as necessidades  financeiras; exige menos manutenção, de forma que facilita o trabalho da equipe de manutenção; é favorável ao meio ambiente pois causa pouca agressão e é viável ao consumidor, pois o número de interrupções no fornecimento de energia é menor”, exemplificou o Representante da Diretoria.

Xavier, ressaltou que toda interferência, desde a sugestão de um fornecedor até a reclamação de um consumidor, visa aumentar o nível de satisfação a respeito dos produtos da empresa e aprimorar todos os processos de trabalho. “É necessário que tenhamos o envolvimento e capacidade de considerar as opiniões e projetos que  possam agregar valores e consolidar as atividades da empresa, sem que haja penalizações”, finalizou o responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Cetril.