Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Cetril investe em obras de aterramento de profundidade

27/06/2014

Com o intuito de reduzir a queima de transformadores e outros equipamentos, inclusive eletrodomésticos e eletrônicos dos consumidores, a Cetril deu início, no dia 16 de junho, as obras de aterramento de profundidade, em toda rede da cooperativa.

Segundo o engenheiro eletricista, Alberto Hilário Ferreira, já foram identificados 600 pontos que necessitam de intervenção. “Alguns pontos de aterramento estão sendo refeitos, outros apenas reforçados”.

Ferreira informou que o trabalho é realizado por uma equipe formada por seis técnicos e que todos os equipamentos necessários às obras são de responsabilidade e propriedade da cooperativa. “Paralelamente a execução das obras, nossos técnicos estão realizando o serviço de medição da resistência dos aterramentos para identificar possíveis pontos para  novas intervenções”, explicou o engenheiro.

Segundo informações do gerente Administrativo da Cetril, Atair Albertin, o investimento da cooperativa para a realização das obras é superior a R$ 300 mil e o tempo previsto para a conclusão dos serviços é de três meses.

Albertin lembrou que as obras que estão sendo realizadas são reforços, pois os aterramentos são uma prática habitual da cooperativa em todas as suas instalações. “Os aterramentos obedecem o manual de normas e padrões da CETRIL. Nos transformadores, banco de capacitores e religadores são utilizados materiais especiais com hastes, cabos de cobre e conectores, assim como nos finais de rede de alta e baixa tensão, entre outros”, explicou.

Albertin ressaltou que a tecnologia de aterramento é um procedimento que a CETRIL adotou há mais de dez anos. “Até o momento temos 2.529 áreas aterradas e mais 600 pontos em obras, de forma que atingiremos 3.129 aterramentos, nos próximos meses. Caso o serviço de medição de resistência dos aterramentos detectem a necessidade de ampliação dos pontos de aterramento, os mesmos serão ampliados”, finalizou o gerente Administrativo.