Nossa energia vem de você

Agência Virtual

CETRIL está mobilizada para atender as obras do Programa Luz para Todos

14/11/2014

Vinte e cinco profissionais trabalharam, diretamente, na execução das obras do “Programa Luz para Todos”, no município de Ibiúna, os mesmos contaram ainda com o apoio de outros profissionais e engenheiros eletricistas.

Segundo informações do engenheiro Alberto Hilário Ferreira, gerente Técnico da Cetril, as obras tiveram início, no dia 11 de setembro, nos bairros do Vargedo e Pocinho. “São 17,5 quilômetros de rede, 275 postes, 18 transformadores e 30 ligações novas”.

Ferreira ressaltou que, para a execução das obras, foram deslocados 15 eletricistas da Cetril e tercerizados, dez eletricistas para auxiliarem na abertura de faixa, dois caminhões munck e quatro veículos de apoio entre caminhões e veículos leves. “Quatro técnicos eletricistas também foram deslocados para atender as necessidades de implantação do Programa. Eles gerenciam os projetos e fiscalizam as obras e contam com o apoio e suporte técnico de engenheiros eletricistas”.

Ferreira informou, ainda, que está prevista a ligação de novas unidades consumidoras em mais 16 bairros do município.

750 novas unidades consumidoras

Segundo o presidente da Cetril, Nélio Leite, o plano de obras da cooperativa, aprovado pela Eletrobrás para a execução da terceira etapa do “Programa Luz para Todos”, é composto de vários projetos que irão contemplar a ligação de 750 unidades consumidoras, a implantação de 694 postes e 78 transformadores, além de 29 quilômetros de rede. “Nossos colaboradores estão trabalhando com afinco para agilizarem a execução das obras e ao mesmo tempo oferecer um serviço de qualidade aos nossos consumidores”, afirmou o presidente.

Nélio Leite agradeceu, ainda, o cuidado e a atenção de todos os profissionais envolvidos na execução do Programa. 

Nas etapas anteriores do Programa, entre 2004 e 2010, há haviam sido beneficiados 3.358 residencias no município de Ibiúna.

Nélio Leite visita moradores

contemplados pelo programa

O presidente da Cetril, Nélio Antonio Leite, visitou os contemplados pelo Programa Luz para Todos nos bairros Pocinho e Vargedo. A visita aconteceu na última semana de outubro e, segundo o presidente, foi muito gratificante.

“Fiquei extremamente feliz em poder constatar a mudança que a energia elétrica pode proporcionar no dia a dia das famílias, que viveram por anos sem esse benefício essencial. Coisas simples como o barulho de um rádio, o chuveiro elétrico e a geladeira, que para nós passam desapercebidos, fazem toda a diferença na rotina dessas famílias, é muito gratificante poder participar desse processo”, salientou o presidente.

A professora Leonilda Leite Cassetari, 58, falou que a família possui a propriedade há mais de 33 anos e, por vezes, chegou a duvidar que um dia teriam acesso a energia elétrica. Leonilda mostra orgulhosa o chuveiro elétrico, já instalado, ao lado do balde que era utilizado antes da chegada da energia. A lâmpada acesa e a geladeira também fazem parte das novas conquistas.

Leonilda ressaltou que a instalação da energia elétrica foi gratuita. “Nós não tivemos nenhum custo”, afirmou a professora.

Mário Cassetari, 74, mora há 60 anos no bairro do Pocinho e já havia desistido de esperar pela energia elétrica. “Eu já tinha perdido a esperança. Tantos anos vivendo sem energia. Mas agora ela chegou, e não teve custo algum para os moradores”, afirmou.

Esmeralda Batista da Silva, 70, possui uma propriedade no bairro do Pocinho há 33 anos. Ao contrário dos outros contemplados, ela disse que nunca perdeu as esperanças de contar com os benefícios da energia elétrica. “Sempre mantive a esperança que um dia a energia chegaria até aqui e, com ela a TV, a geladeira, o rádio e o chuveiro elétrico. Quando o pessoal da Cetril chegou aqui para fazer as instalações, era o mês do meu aniversário e eu pensei, é o meu presente. Tudo foi realizado sem custo nenhum pra gente, um presente mesmo”.

No bairro do Vargedo, o presidente da Cetril foi recebido por Olívia Alves de Ponte, 71, que narrou as dificuldades da vida sem energia elétrica. “Sem geladeira, a linguiça virava salame e, olha que isso nem era a pior parte”!

Segundo Dona Olívia a energia trouxe nova vida a sua casa que agora já passa a contar com aparelhos elétricos, chuveiro quente e luz, muita luz.

Conheça o programa Luz Para Todos

De acordo com dados levantados pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existiam no ano de 2000 mais de 2 milhões de domicílios rurais brasileiros sem acesso a energia elétrica, o que representava mais de 10 milhões de habitantes não atendidos por esse serviço público.

Diante deste cenário, por meio do Decreto Nº 4.873 de 11.11.2013, o governo federal instituiu o Programa de Eletrificação Rural, com o objetivo de intensificar o ritmo de atendimento, antecipando a universalização do serviço de energia elétrica.

Priorizando comunidades inseridas em programas sociais federais, assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas, comunidades localizadas em reservas extrativistas ou em áreas de empreendimentos de geração ou transmissão de energia elétrica. Inicialmente, foi previsto o atendimento aos domicílios identificados pelo IBGE até o ano de 2008. Entretanto, durante a execução do programa, os agentes envolvidos identificaram um número maior de famílias não atendidas com energia elétrica. Esse fato levou a alterações no programa, que resultaram em sua prorrogação até 2014 e na ampliação dos seus objetivos.

O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e tem como agentes executores as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica e as cooperativas de eletrificação rural. Os recursos necessários ao seu desenvolvimento veem do governo federal a título de subvenção econômica, por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e a título de financiamento, por meio da Reserva Global de Reversão (RGR) ou da Caixa Econômica Federal, além de recursos dos governos estaduais envolvidos e dos agentes executores.

 

 

   

 

 

 

 

 

 

Galeria de Imagens