Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Representantes de cooperativas moçambicanas visitam a Cetril

19/06/2015

Uma missão com representantes de cooperativas moçambicanas visitou a Cetril, no dia 18 de junho. Eles estão realizando uma jornada inédita de quatro dias em São Paulo para conhecer a força e a organização do cooperativismo paulista.

A comitiva é ligada à Associação Moçambicana de Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM), que busca no Brasil boas práticas em cooperativismo de saúde, transporte e agropecuário para replicar em Moçambique.

O grupo de cinco pessoas veio ao Brasil graças a um projeto de cooperação entre a AMPCM e a Associação Nacional do Cooperativismo dos Estados Unidos. O projeto de cooperação é financiado pela Agência para Cooperação Internacional americana.

Na Cetril, os moçambicanos foram recebidos pelo presidente Nélio Leite e pelo colaboradores da cooperativa. Segundo Leite, a missão veio acompanhada de membros da OCESP e visitaram toda área física da cooperativa. “Nossos colaboradores explicaram o funcionamento da empresa e contaram um pouca da história de fundação e crescimento da Cetril”.

No Brasil, a missão é organizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com o apoio da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), instituições de representação do sistema cooperativista.

O cooperativismo paulista tem 1.105 cooperativas, distribuídas em 10 ramos, com mais de 4 milhões de cooperados.

Cooperativismo em Moçambique

O modelo de excelência do cooperativismo desenvolvido no Brasil é reconhecido pelos moçambicanos há uma década. Em 2005, a OCB ajudou a organizar a Lei do Cooperativismo em Moçambique, que entrou em vigor em 2010.