Nossa energia vem de você

Agência Virtual

INTERRUPÇÃO DE LONGA DURAÇÃO NOS DIAS 06 E 07/06/2016

10/06/2016

Prezados consumidores,

Na tarde da última segunda feira (06), por volta das 15h, um forte vendaval atingiu vários municípios do interior paulista causando grandes estragos. Com isso, o sistema de abastecimento de energia elétrica foi atingido. Várias torres de transmissão caíram e ficaram totalmente destruídas.

De acordo com a CPFL Piratininga (Supridora de energia da CETRIL), essas torres fazem parte de uma linha de transmissão da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) que passa pelo município de Ibiúna, mais precisamente pelo Bairro Dois Córregos. Essa linha de transmissão é usada como alternativa pela CPFL para abastecer a região de Sorocaba, que vem de Embu-Guaçu até a região do Éden. Esse sistema tem capacidade de 440 kV (440 mil Volts) e estava sendo usado como segunda opção para abastecer Sorocaba e mais 10 cidades da região (inclusive Ibiúna), o que compreende cerca de 2 milhões de pessoas.

A linha estava sendo usada como alternativa, já que a linha principal de abastecimento que vem de Bauru a Sorocaba, havia sido afetada pelas chuvas que atingiram a região de Campinas na tarde do último domingo (05), causando a queda de 13 torres.

O vendaval da tarde do dia 06 que atingiu nossa região, além da destruição da vegetação, agricultura, casas e lamentavelmente ter causado a morte de uma pessoa no bairro de Canguera (São Roque), destruiu várias torres da referida linha de transmissão no Bairro Dois Córregos.

Além da referida linha acima, o mesmo vendaval provocou a queda de várias torres da linha de subtransmissão de 138 kV (138 mil Volts) da CPFL no bairro Sebandilha, no município de Mairinque.

Essa linha é responsável pelo abastecimento de energia na Subestação da CPFL em Ibiúna, localizada no final da Avenida Antonio Falci (via marginal), na saída para Piedade. Essa mesma subestação, além de abastecer toda a cidade de Ibiúna, alimenta também as 03 subestações da CETRIL, que atendem toda extensão rural do município. São elas:

  •   Subestação Ibiúna, próximo ao CCEI, Bº Centro;
  •   Subestação Votorantim, na Rod. Bunjiro Nakao, Km 63,5, Bº Votorantim;
  •    Subestação Rio de Una, na Rod. Bunjiro Nakao, Km 74, Bº Rio de Una de Baixo.

 

Como era impossível restabelecer o fornecimento de energia, pois dependemos do suprimento da CPFL, logo após o vendaval, a CETRIL com um efetivo de 40 homens, iniciou os reparos aos danos causados, que avançaram a madrugada, agilizando a reconstrução das redes, substituindo os postes quebrados, emendando cabos, retirando inúmeras árvores que estavam sobre a rede e se preparando para um possível restabelecimento imediato, já que não tínhamos ainda conhecimento da real situação. Somente após ter conseguido informações concretas, foi possível mensurar o tamanho do problema.

Ainda na madrugada da terça feira (07), alguns locais de Sorocaba e outras cidades mais próximas passaram a ser restabelecidas, porém, somente ramais prioritários que atendem hospitais, centros de saúde e estação de tratamento de água.

Após 22 horas de interrupção, assim como ocorreu em Sorocaba, Ibiúna também teve o restabelecimento em locais prioritários, porém, somente no centro da cidade. Os consumidores da CETRIL tiveram seu restabelecimento por completo às 22 horas e 57 minutos do dia 07/06, quase 31 horas depois da catástrofe que castigou a região.

Informamos ainda que o abastecimento de energia no município está sendo feito pelos ramais de distribuição da CPFL que vem pelas estradas de Dois Córregos–Mairinque, Quintino de Lima – São Roque e Bunjiro Nakao – Bº Caetê/São Roque.

Ainda não se tem informações de quando as linhas de transmissão e subtransmissão voltarão a funcionar normalmente. Neste sentido, a CETRIL faz um apelo aos seus consumidores para que reduzam o consumo de energia nos próximos dias, principalmente nos horários “pico”, compreendido entre às 18h e 21h. Como já mencionado, estamos sendo atendidos por circuitos de distribuição provisórios, apenas para socorrer a população.

 

 

Maiores informações pelo telefone: 0800-014 14 88

Abel Paulo Domingues – Engº de Distribuição

Galeria de Imagens