Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Aneel determina reajuste anual tarifário da Cetril

30/10/2013

As novas tarifas passam a vigorar a partir do dia 30/10 e o reajuste a ser aplicado pela CETRIL terá um efeito médio de 9,64%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, no dia 29 de outubro, durante reunião pública da diretoria, os reajustes tarifários de três cooperativas que atendem ao estado de São Paulo. São elas: Cooperativa de Eletrificação Rural de Mogi das Cruzes (Cermc), Cooperativa de Eletrificação Rural de Itu-Mairinque (Cerim) e Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região (Cetril) .

As novas tarifas passam a vigorar a partir do dia 30/10 e o reajuste a ser aplicado pela CETRIL terá um efeito médio de 9,64%.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de permissão assinados entre as cooperativas e o Governo Federal, por meio da ANEEL. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas cooperativas.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários também podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL, perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica".

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

Consulte a Resolução na íntegra:http://www.cetril.com.br/arq/96c6dbca30.pdf