Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Orientações


Caro Consumidor/Cooperado,

A CETRIL está disponibilizando para consulta várias orientações que poderão ajudá-lo no seu dia-a-dia. Utilize a busca para encontrar outras informações em nosso website.

Com o objetivo de dinamizar o seu atendimento tenha sempre em mãos os documentos necessários para cada procedimento.

Além disso, é sempre importante informar aos nossos atendentes o número da sua Unidade Consumidora. Ele pode ser encontrado em destaque na sua fatura de energia.

Facilite o trabalho do leiturista: “Ajude a CETRIL ajudar você”


A CETRIL vai até a sua casa todos os meses para realizar a leitura do consumo de energia elétrica. Muitas vezes, nessas visitas, o leiturista se depara com várias dificuldades para realizar o seu trabalho.

Na conta de luz é possível verificar a data prevista em que será realizada a leitura, no mês seguinte. Algumas medidas simples podem facilitar a vida do leiturista e evitar problemas aos consumidores/cooperados.

Em dia de leitura, procure manter os portões abertos e os animais de estimação presos. Conservar a área em que está instalado o padrão sempre limpa também é importante. Manter o padrão em plenas condições de uso garante a segurança na instalação elétrica da propriedade e possibilita o controle do consumidor/cooperado sobre o próprio consumo.

Caso você ache inviável, manter os portões abertos e os animais presos, você mesmo pode realizar a leitura, mensalmente, e deixar a leitura coletada em local de fácil visualização para que o leiturista possa anotá-la.

Mais informações pelo telefone 0800 0141488.

Vida de leiturista não é fácil. Ajude a CETRIL ajudar você, colaborando com o trabalho dos nossos leituristas você só tem a ganhar. Com maior controle e exatidão na leitura, você estará evitando possíveis chateações com o consumo de energia elétrica.

É importante saber


Sem fazer a leitura do medidor, a CETRIL não tem informação sobre o consumo e realiza a impressão da fatura baseada na média dos últimos 12 meses conforme previsto na Resolução 414 da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica). Constatados três meses consecutivos de impedimento de leitura, a Cetril está autorizada a suspender o fornecimento de energia, conforme disposto na Resolução 414, Artigo 87, parágrafo 1.

A Estação Medidora é o ponto de entrega de energia elétrica da Cetril para o consumidor e onde fica instalado o medidor.

Entre os deveres do consumidor (Resolução 414) estão:

1. manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas da unidade consumidora, de acordo com as normas oficiais brasileiras;
2. responder pela guarda e integridade dos equipamentos de medição quando instalados no interior de sua propriedade;
3. manter livre, aos empregados e representantes da distribuidora, para fins de inspeção e leitura, o acesso às instalações da unidade consumidora relacionadas com a medição e proteção;