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CONDIÇÕES PARA PEDIDO DE RESSARCIMENTO DE DANOS

  • O consumidor de energia elétrica tem direito a ressarcimento de danos em equipamentos instalados em sua propriedade devido a problemas no fornecimento de energia. A Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece as regras para cumprimento desse procedimento. Por essa norma os consumidores conectados em baixa tensão, como são os consumidores residenciais, por exemplo, que tiveram equipamentos danificados por problemas no fornecimento de energia elétrica devem procurar a sua distribuidora em até 90 (noventa) dias corridos, a contar da data provável da ocorrência do dano no equipamento e, para solicitar o ressarcimento deverá fornecer, no mínimo, os seguintes elementos:

I. Data e horário aproximado da provável da ocorrência do dano;

II. Relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico;

III. Descrição e características gerais do equipamento danificado, como: marca, modelo etc.

IV. Informações que demonstrem que o solicitante é o titular da unidade consumidora ou seu representante legal;

  • Informações adicionais que podem ser solicitadas.
  • Confirmação de titularidade por meio de apresentação no departamento Comercial da Cetril, dos seguintes documentos:
  • Pessoa Física: RG, CPF ou outro documento de identificação oficial com foto que possibilite a identificação do consumidor, ou nos casos de representação do cliente cadastrado, será necessária procuração com fim específico.
  • Pessoa Jurídica: Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembléia e Eleição, RG, CPF ou outro documento emitido por órgão oficial por procurações com fim específico ou de plenos poderes para receber e dar quitação pela empresa solicitante. Não será obrigatório o reconhecimento de firma na procuração para a abertura da solicitação.

IMPORTANTE: O equipamento não deve ser retirado do local e nem deve ser consertado sem o consentimento da Cetril ou antes da inspeção no local da ocorrência do dano;

  • Após analisar o pedido, a distribuidora terá um prazo de 45 dias para dar uma resposta ao consumidor sobre a sua solicitação de ressarcimento. Dentro desse prazo, a concessionária tem até 10 dias para inspecionar o local da ocorrência e o equipamento danificado, até 15 dias, após a inspeção para comunicar o resultado ao consumidor e mais 20 dias para efetuar o ressarcimento em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento, conforme acordado previamente com o consumidor. Para eletrodomésticos utilizados na conservação de alimentos perecíveis como geladeiras e freezers, a inspeção deve ocorrer em até 01 (um) dia útil.
  • Somente após a inspeção no local da ocorrência do dano e no equipamento danificado é que o consumidor será autorizado a procurar a assistência técnica autorizada e solicitar um orçamento detalhado com as peças danificadas, a causa do dano no equipamento, o valor do conserto detalhando o valor das peças e o valor da mão de obra para o conserto, sem que isto represente compromisso em ressarcir.
  • O processo de solicitação de ressarcimento poderá ser suspenso em até 90 dias caso sejam requisitadas informações de responsabilidade do consumidor.

Os consumidores que comprovadamente se enquadrarem mediante apresentação de documentos possuem direito à tarifa rural e isenção do ICMS. O consumidor deverá apresentar no escritório da Cetril os documentos solicitados.

Acompanhe abaixo a classificação do consumidor e a relação de documentos necessários:

  • Agropecuária, Aquicultor e Agroindustria (com carga menor que 112,5kVA). Estes consumidores possuem direito à tarifa rural e isenção de ICMS. 
    • RG + CPF (válido junto à Receita Federal) ou CNH;
    • Documento do imóvel. Documentos aceitos: Escritura, Contrato de Compra/Venda, Contrato de locação, de comodato ou de Arrendamento (todos os contratos devem obrigatoriamente conter firma reconhecida das assinaturas);
    • CADESP (Obtido no site da receita – www.receita.fazenda.gov.br) com data de impressão menor que 90 dias;
    • ITR, IPTU, INCRA, DARF ou CCIR;

 

  • Trabalhador Rural ou Aposentado Rural. Estes consumidores possuem direito à tarifa rural.
    • RG + CPF (válido junto à Receita Federal) ou CNH;
    • No caso de Trabalhador Rural – Carteira de Trabalho e Contrato de trabalho emitido pelo empregador.
    • No caso de Aposentado Rural – Carteira de Trabalho e declaração do INSS onde consta a atividade Rural.

O aumento de carga se faz necessário em 2 situações:

  1.    Quando perceber que ao ligar os equipamentos elétricos da propriedade o disjuntor geral (localizado na Estação Medidora) desarmar. Contudo, antes de solicitar o aumento de carga deve-se verificar se o disjuntor não está com problemas (mola fraca) desarmando com facilidade. Neste caso a simples substituição do disjuntor resolve o problema. Caso a caixa seja lacrada, entrar em contato com a Cetril através do 0800 0141488;
  2.    Se foi adquirido um equipamento onde sabe-se que a instalação atual não é adequada para o uso (ex.: A Unidade Consumidora é bifásica e no local será instalado um motor trifásico).

   Constatado a necessidade de aumento de carga, o consumidor deverá dirigir-se até o escritório da Cetril munido dos documentos pessoais (RG + CPF ou CNH). Na ocasião o atendente irá calcular a carga que será necessária e informará os próximos passos.

A solicitação deve ser realizada pelo responsável do imóvel (proprietário, arrendatário, locatário, etc).

   Instalar a Estação Medidora (Padrão de entrada) a no máximo 25 metros da rede da Cetril. Caso a distância entre a propriedade e a rede da Cetril seja maior que 25 metros, consultar a Cetril antes da instalação da Estação Medidora através do telefone 0800 0141488.

   O pedido de ligação somente poderá ser realizado pessoalmente em nosso escritório. Informar a categoria do Padrão de entrada instalado (Exemplo: B1, B2, C1, etc);

   Apresentar:

  • RG + CPF (válido junto à Receita Federal) ou CNH;
  • Documento do imóvel. Documentos aceitos: Escritura, Contrato de Compra/Venda, Contrato de locação, de comodato ou de Arrendamento (todos os contratos devem obrigatoriamente conter firma reconhecida das assinaturas);
  • Referência elétrica (Conta de energia, número da UC (Unidade Consumidora) ou número do medidor do vizinho mais próximo;
  • Informar ao atendente os equipamentos elétricos a serem utilizados;

A troca de titularidade pode ser realizada mediante apresentação dos:

  •    Documentos pessoais (RG + CPF ou CNH). O CPF deve estar válido junto à Receita Federal;
  •    Documento do imóvel. São aceitos:  Escritura, Contrato de Compra/Venda, Contrato de locação, de comodato ou de Arrendamento (todos os contrados devem obrigatoriamente conter firma reconhecida das assinaturas);
  •    Número da UC (Unidade Consumidora) ou número do medidor.

Sim.

Televisores, DVD’s, micro-ondas, receptor de tv por assinatura, etc, a maioria das pessoas têm pelo menos um destes aparelhos em stand by, ele podem consumir até 32,5 kWh mês.

- Feche o registro enquanto se ensaboar;

- Evite banhos quentes demorados;

- Utilize a posição “inverno” somente nos dias frios. A chave na posição “verão” gasta até 30% menos energia. Não mude a chave com o chuveiro ligado;

- Não diminua, não emende nem reaproveite resistência queimada;

- A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente;

- Se costuma lavar o banheiro utilizando a água do chuveiro, mantenha a parte elétrica desligada;

- Limpe periodicamente os orifícios de saída de água.

- Uma casa com 4 pessoas usando um chuveiro de 4400W com o tempo de banho de 15 minutos cada um, o consumo em 30 dias será de 132KWH, com o valor de R$51,25. Se o tempo do banho diminuir para 10 minutos o consumo em 30 dias será de 88KWH, com valor de R$34,17.

- Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, porque refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial;

- Durante o dia, abra bem as janelas, cortinas e persianas e use ao máximo a luz do sol;

- Prefira lâmpadas fluorescentes ou fluorescentes compactas, pois iluminam melhor, consomem menos energia e duram até dez vezes mais do que as lâmpadas incandescentes;

- Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente;

- Limpe periodicamente luminárias, lustres, globos e arandelas para ter um bom nível de iluminação;

- Falta ou excesso de iluminação pode causar problemas que vão desde o cansaço da vista até riscos de acidentes em ambientes mal iluminados ou ofuscamento por alta luminosidade. Sempre que possível, evite acender lâmpadas ao dia.

- Desligue o aparelho quando não houver ninguém assistindo;

- Evite o hábito de dormir com a televisão ligada. Se ela possuir a opção de programação de horário de desligamento, utilize-a. Na compra de um aparelho novo, dê preferência a um aparelho que disponha destes recursos;

- Na hora de comprar uma nova televisão, há muitos pontos para você levar em consideração, principalmente com a quantidade de modelos que os fabricantes oferecem (Plasma, LCD, LED);

- A TV LED é a melhor alternativa para economia de energia entre os televisores, ela nada mais é do que TV LCD, só que iluminada por trás por lâmpadas de LED, uma tecnologia recente de iluminação eficiente e brilhante;

- Ao comprar uma TV LED, de quebra você ainda leva para casa um televisor mais fino e mais moderno do que uma TV LCD ou Plasma. Esse modelo vai precisar de um investimento maior. Contudo, a diferença que a TV LED faz na conta de luz a longo prazo é algo a se considerar;

- Vale lembrar que quanto maior a tela da televisão, maior o consumo.

- Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado;

- Não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros, isto dificulta a circulação de ar;

- Faça o degelo periodicamente para evitar que se forme camada de gelo, a crosta de gelo aumenta o consumo energético;

- Evite guardar alimentos ou líquidos quentes na geladeira;

- No inverno, diminua a regulagem da temperatura;

- Quando for cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma vez só;

- Evite colocar produtos que podem ficar fora da geladeira. Há produtos que não precisam ficar na geladeira. Eles se conservam bem na temperatura ambiente. Quanto menos coisas dentro da geladeira, menos energia será consumida;

- Mantenha limpa a parte traseira, e nunca utilize para secar panos, roupas, etc;

- Arrume os alimentos para que sejam rapidamente encontrados e deixe espaço entre eles para o ar poder circular;

- Evite colocar na geladeira produtos que também podem ficar de fora, como o ovo, pão, bolacha, tomate, batata, cebola, alho, mel e frutas tropicais;

- Deixe-a longe de raios solares e de fontes de calor, como fogões e estufas;

- Não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Para testar a vedação da porta, coloque uma folha de papel entre esta e sua borracha. Deixe metade da folha para fora da geladeira. Feche a porta e tente puxar o papel. Se este sair facilmente, a vedação está comprometida, o que compromete a eficiência do aparelho.

- Espere acumular uma boa quantidade de roupa e passe tudo de uma vez só;

- No caso de ferro elétrico automático, use a temperatura de aquecimento indicada para cada tipo de tecido, iniciando sempre pela roupas que requerem temperaturas mais baixas;

- Reserve as roupas leves (por exemplo, as feitas de nylon ou lingeries) para serem passadas logo que você desligar o ferro, pois este permanecerá quente por uns 10 minutos.

- Acumule o maior número de peças de roupa para colocar na máquina de lavar;

- Utilize as máquinas de lavar roupa ou louça sempre na capacidade máxima determinada pelo fabricante da lavadora;

- Utilize a quantidade adequada de sabão ou detergente, para não ter que repetir a operação de enxaguar.

- Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador;

- Utilize os recursos de economia de energia para desligar o monitor e colocar o computador em estado de espera se eles permanecerem sem uso após um determinado tempo;

- Não deixe monitor, impressora, caixa de som, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

- Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar condicionado estiver funcionando;

- Limpe os filtros periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia;

- Não tape a saída de ar do aparelho;

- Proteja a parte externa do ar condicionado da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação;

- Não desligue o seu ar condicionado do disjuntor, utilize sempre o botão específico no próprio aparelho;

- No inverno, desligue a refrigeração do ar condicionado;

- Muitas vezes, o ventilador pode substituir o ar condicionado. Além disso, sistemas de ventilação natural (janelas, esfriamento pelo solo, entre outros) também podem dispensar o uso deste aparelho;

- Desligue o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por um longo período. Regule o termostato para a temperatura adequada. O frio máximo além de consumir mais energia nem sempre é a melhor solução de conforto.

Manutenção e Emergência

Atendimento 24 Horas através do telefone 0800 014 1488 (ligação gratuita).

  • Falta de Energia
  • Poda de árvores
  • Acidentes

Débito Automático em Conta Corrente

O débito automático deve ser solicitado diretamente nas agências bancárias cadastradas.

Informe o identificador bancário (número composto de 9 dígitos) que é o mesmo número de sua UC (Unidade Consumidora) precedido de Zeros.

Exemplo: UC 12345 = identificador bancário 000012345

A responsabilidade pelo registro do convênio  depende do banco, podendo estar registrado como Cetril ou Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região (podendo ainda estar abreviado).

Pagamento em Balcão, Caixa Eletrônico ou Home Banking

Locais disponíveis:

O pagamento das contas podem ser realizadas nas agências bancárias através do caixa eletrônico ou em seus respectivos correspondentes bancários.

É importante saber

Sem fazer a leitura do medidor, a Cetril não tem informação sobre o consumo e realiza a impressão da fatura baseada na média dos últimos 12 meses conforme previsto na Resolução 414 da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica). Constatados três meses consecutivos de impedimento de leitura, a Cetril está autorizada a suspender o fornecimento de energia, conforme disposto na Resolução 414, Artigo 87, parágrafo 1.

A Estação Medidora é o ponto de entrega de energia elétrica da Cetril para o consumidor e onde fica instalado o medidor.

Entre os deveres do consumidor (Resolução 414) estão:

  1. Manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas da unidade consumidora, de acordo com as normas oficiais brasileiras;
  2. Responder pela guarda e integridade dos equipamentos de medição quando instalados no interior de sua propriedade;
  3. Manter livre, aos empregados e representantes da distribuidora, para fins de inspeção e leitura, o acesso às instalações da unidade consumidora relacionadas com a medição e proteção;

Facilite o trabalho do leiturista: “Ajude a Cetril ajudar você”

A Cetril vai até a sua casa todos os meses para realizar a leitura do consumo de energia elétrica. Muitas vezes, nessas visitas, o leiturista se depara com várias dificuldades para realizar o seu trabalho.

Na conta de luz é possível verificar a data prevista em que será realizada a leitura, no mês seguinte. Algumas medidas simples podem facilitar a vida do leiturista e evitar problemas aos consumidores/cooperados.

Em dia de leitura, procure manter os portões abertos e os animais de estimação presos. Conservar a área em que está instalado o padrão sempre limpa também é importante. Manter o padrão em plenas condições de uso garante a segurança na instalação elétrica da propriedade e possibilita o controle do consumidor/cooperado sobre o próprio consumo.

Caso você ache inviável, manter os portões abertos e os animais presos, você mesmo pode realizar a leitura, mensalmente, e deixar a leitura coletada em local de fácil visualização para que o leiturista possa anotá-la.

Mais informações pelo telefone 0800 0141488.

Vida de leiturista não é fácil. Ajude a Cetril ajudar você, colaborando com o trabalho dos nossos leituristas você só tem a ganhar. Com maior controle e exatidão na leitura, você estará evitando possíveis chateações com o consumo de energia elétrica.

Orientações

Caro Consumidor/Cooperado,

A Cetril está disponibilizando para consulta várias orientações que poderão ajudá-lo no seu dia-a-dia. Utilize a busca para encontrar outras informações em nosso website.

Com o objetivo de dinamizar o seu atendimento tenha sempre em mãos os documentos necessários para cada procedimento.

Além disso, é sempre importante informar aos nossos atendentes o número da sua Unidade Consumidora. Ele pode ser encontrado em destaque na sua fatura de energia.