Geração Distribuída - Micro e Minigeração

Cetril - 11 de Junho de 2021

Geração Distribuída - Procedimentos para instalação de geradores de pequeno porte.

Conforme as regras estabelecidas pela Resolução ANEEL nº 482/2012 de 17 de abril de 2012, é permitido aos consumidores a conexão de micro ou mini geradores para injetar o excedente de energia ao sistema elétrico da CETRIL.

A regra é válida para centrais geradoras que utilizem fontes incentivadas de energia (hídrica, solar, biomassa, eólica) e que sejam conectadas na rede de distribuição por meio de unidades consumidoras.

Abaixo algumas observações:

  • Os projetos e documentações relacionada a geração distribuída em unidades consumidoras atendidas na área de atuação da CETRIL deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico microgeracao@cetril.com.br com as devidas informações e anexos de acordo com o tipo de geração.
  • Neste mesmo endereço poderão ser solicitadas informações sobre as etapas, bem como os resultados de análises dos processos.

  • Em caso de dúvidas, entre em contato com a CETRIL pelo telefone – 0800 014 14 88.

  • Legislação e Informações (ANEEL):

Informações Técnicas de Micro e Minigeração Distribuída

Resolução Normativa nº 414/2010

Resolução Normativa ANEEL 482/2012

Resolução Normativa nº 687/2015 (Altera a Resolução Normativa nº 482)

Seção 3.7 do Módulo 3 – PRODIST

Caderno Temático - Micro - Minigeração

  • Abaixo disponibilizamos as literaturas necessárias para implementação do processo de ligação de unidades consumidoras com geração distribuída, também disponível em nossa sessão de downloads:

Requerimento para solicitação de acesso

Formulário - Microgeração distribuída com potência igual ou inferior a 10 kW

Formulário - Microgeração distribuída com potência superior a 10 kW (e até 75 kW)

Formulário - Minigeração distribuída com potência superior a 10 kW (e até 75 kW)

 

ATENÇÃO: Antes de conectar qualquer gerador em paralelo com o sistema elétrico da CETRIL é necessário solicitar o acesso e seguir os procedimentos previstos nas normas relacionadas. A conexão de gerador sem o consentimento da distribuidora coloca em risco os profissionais que trabalham na rede elétrica e pode prejudicar o bom funcionamento do sistema elétrico.