Iluminação Pública é responsabilidade da Prefeitura

           Desde janeiro de 2015 a responsabilidade pela iluminação pública é integralmente da Prefeitura, esta medida foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de acordo com a seção X do art. 21 da Resolução Normativa 414/2010, que atende a Constituição Federal de 1988, em vigor em todo o país.

           A responsabilidade de instalação, manutenção e quaisquer outros serviços nas luminárias públicas passaram a ser exclusivamente do município.

           Antes as prefeituras arcavam com os custos de instalação e consumo, e as empresas de energia elétrica, como a Cetril, eram as responsáveis por instalar e realizar a manutenção, quando necessário. Entretanto, isso mudou, tornando esses serviços exclusivos das Prefeituras.

           Se ocorrer a necessidade de instalação ou manutenção de uma luminária pública em sua rua, é preciso procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da cidade.

                                   Taxa de iluminação é repassada integralmente para a Prefeitura

           Com essa mudança, todo valor arrecadado com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é a taxa cobrada em sua fatura de energia, é repassada integralmente para a Prefeitura de Ibiúna. A Cetril apenas recolhe esta taxa através da conta de luz, mas repassa todo valor arrecadado.