Aneel determina reajuste nos valores da Bandeira Tarifária

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou na última sexta-feira (25) um reajuste nos valores da Bandeira Tarifária, que é aquela taxa extra cobrada na conta de luz.

Atualmente, a Bandeira Tarifária está na cor amarela e, conforme a decisão da Aneel, passará para a cor vermelha patamar 1 a partir de 1º de novembro de 2019. Com isso, a cobrança extra na conta de luz sairá de R$ 1,50 para R$ 4,16 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh).

Segundo a Aneel, apesar de novembro ser caracterizado pelo início do período úmido nas principais bacias hidrográficas, as chuvas dos últimos dias têm se mostrado significativamente abaixo do padrão histórico.

Ainda de acordo com o órgão, isso impacta no custo de geração da energia, uma vez que é preciso acionar mais usinas térmicas.

                                                Novos valores

Além disso a Aneel acabou com o arredondamento nos valores das bandeiras tarifárias. Pela proposta, que passa a vigorar em novembro, foram definidos os seguintes valores:

.

 

                   O sistema de bandeiras sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando o custo aumenta.