Pedido de Ressarcimento de Danos Elétricos

Cetril - Editado em 25 de Junho de 2020

O consumidor de energia elétrica tem direito a solicitar o pedido de ressarcimento de danos em equipamentos elétricos instalados em sua propriedade. A formulação do pedido não significa que será ressarcido. A Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece as regras para cumprimento desse procedimento.

Para o pedido de ressarcimento é necessário apresentar:

  • Número da UC (Unidade Consumidora);
  • Data e horário aproximado da provável da ocorrência do dano;
  • Breve relato do ocorrido (Exemplo: Estava chovendo, acabou a energia e quando retornou o equipamento apresentou mal funcionamento);
  • Descrição e características gerais do equipamento danificado, como: marca, modelo etc.

O pedido pode ser realizado por telefone: 0800 014 1488, e-mail: sac@cetril.com.br ou em nosso escritório.

IMPORTANTE: O equipamento não deve ser retirado do local e nem deve ser consertado sem a autorização prévia da Cetril sob pena de perda do direito ao ressarcimento.

 

Prazos:

- Até 90 dias à contar da ocorrência do dano: Entrar com o pedido junto à Cetril;

- 10 dias: Inspeção do equipamento, exceto para geladeira e/ou freezer;

- 1 dia útil: Inspeção do equipamento quando se tratar de geladeira e/ou freezer;

- 15 dias: Comunicar o resultado do pedido (deferido ou indeferido);

- 20 dias: Efetuar o ressarcimento quando devido;

- 90 dias: O processo pode ficar suspenso por falta de informações de responsabilidade do consumidor.

 

Somente após a inspeção no local das instalações elétricas e do equipamento danificado, o consumidor será autorizado a procurar a(s) assistência(s) técnica* para solicitar orçamento.

No orçamento deverá conter no mínimo:

  • Dados do consumidor;
  • Dados da assistência;
  • Dados do equipamento;
  • relação de peças danificadas;
  • a causa do dano no equipamento;
  • valor das peças;
  • valor da mão de obra;
  • valor total do orçamento.

A apresentação do orçamento, faz parte do processo e não representa compromisso em ressarcir.

Em caso de deferimento, o ressarcimento é realizado apenas para o titular da conta de energia.

 

* 1 orçamento quando se trata de assistência autorizada da marca; ou 2 quando não for assistência autorizada.