Aneel determina reajuste nos valores das bandeiras

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou nesta terça-feira (29/6), valores adicionais nas bandeiras tarifárias a partir de 1º de julho de 2021. Com isso o valor da bandeira tarifária Vermelha patamar 2, referente a julho de 2021 será de R$ 9,492 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Sendo assim alertamos que sua fatura de energia elétrica poderá sofrer acréscimo.

Com a bandeira vermelha patamar 2 acionada, recomendamos a todos nesse momento que economizem o máximo possível de energia para amenizar os impactos que tal decisão irá causar na sua fatura de energia.

 Lembrando que o sistema de bandeiras foi criado pela ANEEL em nível nacional e consiste no repasse imediato ao consumidor de eventual aumento nos custos na geração de energia elétrica. A obrigatoriedade de sua aplicabilidade pelas permissionárias e concessionárias é determinada pela ANEEL, a Cetril não tem qualquer poder de atuação frente a esse assunto, sendo os recursos arrecadados com tais tarifas repassadas integralmente à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada no país, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica, sempre de acordo com as condições das hidrelétricas.