Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Programa de Eficiência Energética

O Programa

Conforme dispõe a Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, as Empresas concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar um percentual mínimo da receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética – PEE, segundo regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. 

O objetivo desses programas é demonstrar à sociedade a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Para isso, busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada no âmbito desses programas. Busca-se, enfim, a transformação do mercado de energia elétrica, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos racionais de uso da energia elétrica. 

O Manual dos Programas de Eficiência Energética  – MPEE - é um guia determinativo de procedimentos dirigido às Empresas, para elaboração e execução de projetos de eficiência energética regulados pela ANEEL. 
Definem-se no MPEE a estrutura e a forma de apresentação dos projetos, os critérios de avaliação e de fiscalização e o tipo de projetos que podem ser realizados com recursos do PEE. Apresentam-se, também, os procedimentos para contabilização dos custos e apropriação dos investimentos realizados.

Projetos em Andamento

PEE – PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

 

OBEDECENDO O MANUAL DE PROCEDIMENTO DO PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – PROPEE, APROVADO PELA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 556 DE 18 DE JUNHO DE 2013 / ANEEL,  A CETRIL, COMO PERMISSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA, PROMOVE PERIODICAMENTE O PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - PEE.

 

O PRINCIPAL OBJETIVO DO PROGRAMA É PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM COMBATER O DESPERDÍCIO E A UTILIZAÇÃO INTELIGENTE E CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA, SUBSIDIANDO O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA NOSSA ÁREA DE ATUAÇÃO COM OS VALORES DESTINADOS DE 0,5% DA NOSSA ROL - RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA.

 

POR ESSA RAZÃO A CETRIL PROMOVE A ENTREGA DE EQUIPAMENTOS MAIS EFICIENTES COM MAIOR RENDIMENTO ENERGÉTICO E MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA, DANDO PRIORIDADE ÀS COMUNIDADES DE MENOR PODER AQUISITIVO, ÓRGÃOS PÚBLICOS, ENTIDADES BENEFICIENTES, HOSPITAIS, ETC. E TAMBÉM PROMOVE AÇÕES VISANDO ESCLARECER E CONSCIENTIZAR SOBRE O COMBATE AO DESPERDÍCIO E O USO INTELIGENTE E CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA A TODOS NOSSOS COOPERADOS/CONSUMIDORES.

 

INÍCIO DO PROGRAMA DEZEMBRO/2014

TÉRMINO DO PROGRAMA DEZEMBRO/2015

 

PROGRAMA REALIZADO COM A ASSESSORIA DA EMPRESA CONTRATADA “5EC ENGENHARIA LTDA.”

 

COMPREENDENDO OS SEGUINTES PLANOS NA ÁREA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA:

1 – FORNECIMENTO DE 2.560 (DUAS MIL E QUINHENTOS E SESSENTA) LÂMPADAS TIPO BULB0 LED ATENDENDO A PORTARIA Nº 389 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 – INMETRO.

2- TROCA E DESCARTE DAS LÂMPADAS SUBSTITUÍDAS.

3- FORNECIMENTO DE 443 (QUATROCENTOS E QUARENTA E TRÊS) TROCADORES DE CALOR (CHUVEIROS).

4- TROCA E DESCARTE DOS CHUVEIROS SUBSTITUÍDOS.

5- EXECUÇÃO DA MEDIÇÃO E VERIFICAÇÃO, ANTES E APÓS A COLOCAÇÃO DAS LÂMPADAS E CHUVEIROS PARA CÁLCULO DOS ÍNDICES DE ECONOMIA EM KW (KILOWATTS).

6- FORNECIMENTO DE 100 (CEM) POSTES PADRÕES DE MEDIÇÃO.

7 – INSTALAÇAO DOS POSTES PADRÕES DE MEDIÇÃO.

8- ENTREGA DE FOLDERS (FOLHETO) ESCLARECENDO E INFORMANDO SOBRE O PEE – PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.

Audiência Pública

De acordo com o Manual para Elaboração do Programa de Eficiência Energética - PEE, aprovado pela Resolução Normativa ANEEL nº 300, de 12/02/2008, a Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região, comunica a seus consumidores e a sociedade em geral, que os projetos do PEE, instituído pela Lei 9.991/2000, já realizados, em execução e previstos, estão disponíveis para consulta pública, através da página da empresa na internet, no endereço eletrônico www.cetril.com.br, Programa e Projetos  – Eficiência Energética e na sede da empresa localizada na Rua José Bonifácio, n° 100 - Centro - Ibiúna / SP, e que também está colhendo opiniões e sugestões para projetos futuros. 

As contribuições poderão ser enviadas para o endereço postal:  

Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região, Audiência Pública – PEE,

Rua José Bonifácio, n° 100 - Centro - Ibiúna / SP, CEP 18150-000

ou para o e-mail: atendimento@cetril.com.br

Programa de Pesquisa e Desenvolvimento

O Programa

Em conformidade com a Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, o art. 24 da Lei no 10.438, de 26 de abril de 2002, o art. 12 da Lei no 10.848, de 15 de março de 2004, e o art. 1o da Lei no 11.465, de 28 de março de 2007, as concessionárias de serviços públicos de distribuição, transmissão ou geração de energia elétrica, as permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica e as autorizadas à produção independente de energia elétrica, excluindo-se, por isenção, aquelas que geram energia exclusivamente a partir de instalações eólica, solar, biomassa, cogeração qualificada e pequenas centrais hidrelétricas, devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua receita operacional líquida em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica – P&D, segundo regulamentos estabelecidos pela ANEEL. 

O Manual de Pesquisa e Desenvolvimento  Tecnológico do Setor de Energia Elétrica estabelece as diretrizes e orientações para a elaboração de projetos de P&D regulados pela ANEEL. Os projetos de P&D deverão estar pautados pela busca de inovações para fazer frente aos desafios tecnológicos e de mercado das empresas de energia elétrica. A pesquisa empresarial no setor de energia elétrica deverá ter metas e resultados previstos bem definidos, porque é diferente da pesquisa acadêmica pura, que se caracteriza pela liberdade de investigação. 

A ANEEL é responsável pela avaliação e fiscalização da execução dos projetos para reconhecimento dos investimentos realizados. A atividade de fiscalização poderá ser delegada às agências estaduais de regulação, de acordo com termos definidos em contratos ou convênios de cooperação.

Projetos em Andamento

.....

Audiência Pública

De acordo com o Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica – P&D, aprovado pela Resolução Normativa ANEEL nº 316, de 13/05/2008, a Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região, comunica a seus consumidores e a sociedade em geral, que os projetos de P&D, já realizados, em execução e previstos, bem como o saldo da conta de P&D, estão disponíveis para consulta pública, através da página da empresa na internet, no endereço eletrônico www.cetril.com.br, Programa e Projetos  – Pesquisa e Desenvolvimento e na sede da empresa localizada na Rua José Bonifácio, n° – Centro – Ibiúna / SP, e que também está colhendo opiniões e sugestões para projetos futuros. 

As contribuições poderão ser enviadas para o endereço postal:

Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região, Audiência Pública – PEE,

Rua José Bonifácio, n° – Centro – Ibiúna / SP, CEP 18150-000
ou para o e-mail: atendimento@cetril.com.br

Saldo da Conta PeD

Valor para investimento em P&D,referente a Janeiro/2015 é R$