Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Cetril inicia atividades do programa de eficiência energética

16/11/2015

A Cetril inicia hoje a segunda etapa do Programa de Eficiência Energética (PEE) 2015. A partir dele os consumidores da Classe Residencial, cadastrados como Baixa Renda terão a oportunidade de receber lâmpadas LED e chuveiros elétricos com trocadores de calor. No total serão substituídos 443 chuveiros por conjuntos de trocador de calor e chuveiro, 2.560 lâmpadas incandescentes por outras de tecnologia LED. Na primeira etapa do projeto, realizada no primeiro semestre de 2015, foram substituídos 100 padrões de medição irregulares por padrões regulares.

O Programa de Eficiência Energética é regulamentado pela lei 9.991, de 24 de julho de 2000 e complementado por resoluções posteriores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ele define a aplicação anual de no mínimo 0,5% da receita operacional líquida das concessionárias e permissionárias de energia em ações que tenham por objetivo combater o desperdício de energia elétrica. Isso deve ser feito pela conscientização e/ou substituição de equipamentos de baixo resultado, onde 60% desse valor deve atingir consumidores de energia enquadrados na Tarifa Social. No total serão investidos pela Cetril aproximadamente R$ 584 mil e a previsão é de redução de demanda no horário de ponta é de 151,85 kW e a economia de energia na ordem de 260,55 MWh no período de um ano.

A Cetril tem objetivo de atender cerca 550 famílias enquadrados na tarifa social. "Os associados não precisam se preocupar em procurar a Cetril para buscar o benefício: as pessoas que irão receber serão selecionadas a partir de critérios específicos definidos pelo manual do programa".

A entrega destes equipamentos será executada por uma empresa especializada em programas de eficiência energética, a 5EC Engenharia, de São Leopoldo, RS. As equipes são compostas por duas pessoas devidamente identificadas com uniforme e crachá, e estarão se deslocando com veículos Uno Mille branco informando que estão "a serviço da Cetril".

As equipes mistas são preparadas para instalar e orientar os associados sobre o correto uso dos equipamentos. O Sr. Paulo Pereira, responsável pela 5EC Engenharia chama a atenção para os trocadores de calor utilizados nos chuveiros, aparelho que serve para troca de calor da água já usada para esquentar previamente a água que passará pela resistência.

O trocador e o novo chuveiro permitem uma economia de até 50% no consumo de energia, sem perdas de conforto, e ainda a redução da vazão d'água, com queda no consumo de até 15 mil litros de água por ano. O equipamento é regulado para funcionar com um consumo de 3 litros de água por minuto. A potencia do chuveiro reduz de 5.400 watts para 3.600 watts.

As lâmpadas LED serão de 9,5 Watt e possui selo PROCEL A.

As equipes irão procurar as unidades consumidoras selecionadas e se identificar como prestadoras de serviços para a Cetril. Antes de tudo, o associado que estiver de acordo irá assinar um termo autorizando o ingresso dos profissionais em sua residência. Em caso de alguma dúvida o associado deve entrar em contato com a Cetril pelo telefone 0800 014 1488, que poderá confirmar a previsão das visitas.

Alguns associados serão escolhidos para instalação de medidores de energia junto aos itens a serem substituídos para fins de comprovação de resultados, sendo esta etapa obrigatória para fins relatórios a serem apresentados a ANEEL/PEE. 

Galeria de Imagens