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Cetril garante rápido restabelecimento de energia apesar dos fortes temporais

15/01/2013

O período de final de ano é marcado pelo crescimento na ocupação das chácaras de lazer do município e, consequentemente, pelo aumento do consumo de energia elétrica. Para evitar sobrecarga na rede e facilitar o registro das ocorrências, a Cetril tomou medidas de precaução nos meses anteriores, dentre elas a realização do procedimento de termovisão e automação do sistema de comunicação.

O período de final de ano é marcado pelo crescimento na ocupação das chácaras de lazer do município e, consequentemente, pelo aumento do consumo de energia elétrica. Para evitar sobrecarga na rede e facilitar o registro das ocorrências, a Cetril tomou medidas de precaução nos meses anteriores, dentre elas a realização do procedimento de termovisão e automação do sistema de comunicação (leia mais nas páginas 04 e 05).

O período foi marcado também por fortes chuvas que causaram queda de árvores e comprometeram a distribuição de energia, mas as ocorrências foram atendidas com rapidez e eficiência. Segundo o engenheiro eletricista, Alberto Hilário Ferreira, responsável pelo departamento técnico da Cetril, graças as medidas preventivas e a programação de trabalho, antecipando os problemas, as ocorrências foram rapidamente solucionadas. “No período de final de ano, a Cetril mantém uma escala de plantão técnico para monitoramento das cargas e também para solucionar rapidamente as possíveis faltas de energia e emergências em suas redes de distribuição, já prevendo possíveis problemas devido ao aumento de carga e a incidência de temporais.

Todas as equipes técnicas, de atendimento técnico, do centro de operação da distribuição, de obras, manutenção e roçada da Cetril e das empreiteiras estiveram em plantão para atender solicitações de serviço e emergências nas redes e subestações da cooperativa. O trabalho envolveu 43 profissionais, entre técnicos, eletricistas e atendentes da Cetril e mais 34 funcionários da empreiteira”, explicou Ferreira. O engenheiro responsável pelo departamento técnico da Cetril relatou ainda que no dia 21 de dezembro, sexta-feira, após forte chuva, foram registradas várias ocorrências nas redes de distribuição devido a interrupção no fornecimento de energia, causados por queda de árvores que ocasionaram a quebra de dois postes, vários outros foram deslocados e tiveram que ser aprumados e 03 transformadores queimados foram substituídos.

Os serviços para regularização das redes prolongou-se até a tarde do dia 22 de dezembro, sábado. “As equipes técnicas acompanharam a evolução das cargas nas subestações 1 e 2 da Cetril durante o horário de pico, entre 18h30 e 21h30, pois nesse período as demandas das SE´s atingem seu ápice. É importante destacar que este horário é o mais critico do período, então todos que puderem evitar o uso de chuveiros e outros equipamentos de maior potência estarão colaborando para maior eficiência do sistema”, explicou Ferreira.

“As ocorrências informadas nesse período foram atendidas pelas equipes de plantão, que estiveram 24 h em alerta para solucionar os problemas. Nos dias 23 e 29 dezembro na SE1 e nos dias 28 e 29 de dezembro na SE2, tivemos instantâneos de falta de energia pelo fornecimento da concessionária”.