Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Consumidores da Cetril começam a receber fatura no ato da leitura

24/04/2013

A Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região (CETRIL) começou a por em prática uma novidade no processo de leitura dos medidores de consumo de energia elétrica e emissão das faturas. Em fevereiro, a CETRIL passou a utilizar um novo sistema de coleta e emissão instantânea das constas de Energia Elétrica, no qual os leituristas utilizam um coletor de dados e impressão.

A Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região (CETRIL) começou a por em prática uma novidade no processo de leitura dos medidores de consumo de energia elétrica e emissão das faturas.  Em fevereiro, a CETRIL passou a utilizar um novo sistema de coleta e emissão instantânea das constas de Energia Elétrica, no qual os leituristas utilizam um coletor de dados e impressão. Esse processo de Faturamento Imediato, disponibiliza a fatura aos clientes no momento da leitura do relógio.

 Com a implantação desta nova tecnologia, os custos do processo de leitura, impressão e entrega serão reduzidos. Além disso, os cooperados/consumidores poderão consultar imediatamente seu consumo mensal e o valor da conta e, ainda verificar qualquer alteração da média faturada.

A primeira etapa da implantação do sistema de leitura e impressão simultânea de faturas teve início em  fevereiro e a previsão é de que até o final do ano, todos os consumidores da Cetril sejam atendidos.

 Agilidade

O Faturamento Imediato, também denominado EFI – Emissão de Fatura Instantânea, consiste no uso de um microcoletor de dados de leitura com um software instalado, que permite a realização do cálculo do valor da fatura imediatamente após a leitura do consumo de energia elétrica na residência do cliente, para que, em seguida, por meio de uma impressora térmica portátil, o leiturista proceda a emissão da fatura e faça a entrega ao cliente.

A implantação da nova forma de trabalho traz benefícios ao cliente, como por exemplo, constatar e corrigir problemas. Agora o comprovante da fatura é entregue na hora pelo funcionário. Já pelo sistema anterior, o funcionário apenas lia os dados e depois voltava ao mesmo endereço para realizar a entrega

Como funciona e as vantagens do novo sistema

• Com a automação do sistema, o leiturista munido de um coletor eletrônico de dados e uma impressora portátil, executa toda leitura, cálculo, emissão e entrega da conta numa única visita.

• Serão eliminados processos burocráticos, como digitação das planilhas de leitura, com consequente redução de custo, tempo e possíveis erros no lançamento de dados.

Caixa de Correio

Mais uma vez a CETRIL solicita aos seus consumidores a instalação de uma caixa de Correio próxima ao relógio. Isso facilita o trabalho dos leituristas e evita o extravio das contas.