Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Temporais e a rede elétrica: ajude a minimizar as interferências

15/01/2014

A Cetril precisa da sua ajuda para minimizar os danos causados na rede elétrica. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica solicite, por meio dos nossos canais de atendimento, uma avaliação técnica de nossa equipe sobre a necessidade de poda.

Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia, causando interrupções no fornecimento.

Nessa época do ano, é comum nos depararmos com notícias relacionadas a queda de árvores na rede elétrica. Devido às características do nosso município e, principalmente, na área de atendimento da Cetril (zona rural com grande concentração de vegetação) o problema se agrava.

A Cetril precisa da sua ajuda para minimizar os danos causados na rede elétrica. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica solicite, por meio dos nossos canais de atendimento, uma avaliação técnica de nossa equipe sobre a necessidade de poda.

A queda de raios, fenômeno natural que pode matar, causar incêndios e danificar aparelhos eletroeletrônicos, sempre foi um transtorno para a população. Campeão em incidência de raios, o Brasil é constantemente palco de histórias alarmantes.

Durante chuva forte, entre as sugestões técnicas está a retirada de todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua. Além disso, evitar usar o telefone, a TV e a internet por cabo uma vez que uma descarga elevada pode também percorrer essas fiações. No caso de chuveiro elétrico, evitar tomar banho durante chuva com raios, pois, caso haja uma tensão extra no circuito elétrico do chuveiro, uma parte da descarga elétrica pode ser transferida para a água, causando risco de choque.

COMO SE PROTEGER DURANTE AS TEMPESTADES:

Atitudes e cuidados simples podem evitar prejuízos e acidentes.

DICAS DE SEGURANÇA DENTRO DE CASA:

- Não tome banho durante as tempestades;

- Não use chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, etc);

- Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc.

- Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os mesmos;

- Afaste-se das tomadas e evite utilizar o telefone;

- Desconecte das tomadas TODOS os aparelhos e eletrônicos tais como televisores, computadores, som;

- desligue os fios de antena dos aparelhos.

NO BANHO

Evite usar chuveiro. Tomar banho durante tempestades não significa que o raio vá cair dentro da sua casa, mas pode atingir as linhas de energia na rua e provocar sobretensão na rede. O resultado pode ser um choque em quem estiver debaixo dágua.

TELEFONE

Falar ao telefone também pode ser perigoso e deve ser evitado devido à sobretensão na rede. Se os aparelhos eletroeletrônicos não estiverem protegidos, é recomendável mantê-los desligados.

NADANDO

Em superfícies lisas como piscinas, rio ou mar, a cabeça do banhista é o ponto mais alto na área, atraindo os raios

NO FUTEBOL

O perigo aqui é similar ao que ocorre quando está nadando.

ZONA RURAL

O problema também existe no campo. Se um trabalhador estiver arando a terra ou dirigindo um trator sem capota, ele corre riscos. Em uma cabine sem proteção, a cabeça é o ponto mais alto.

ARVORES

Ficar em locais onde há uma árvore pode ser arriscado. A árvore atrai o raio. Numa floresta, a situação é diferente.

CARRO

Permanecer dentro do carro é uma ótima proteção, pois o veículo é blindado a raios. É bom fugir do contato com material inflamável.

OBSERVAÇÕES

Atentar para as normas vigentes (ABNT) para instalação elétrica em baixa tensão (NBR 5410) e para sistemas de proteção contra descargas atmosféricas SPDA (NRB 5419) quando da execução dessas instalações.