Nossa energia vem de você

Agência Virtual

Responsabilidade Ambiental


Desde 2006, a Cetril optou em adquirir e utilizar a rede compacta. Este novo sistema, apesar de ser mais caro, é ecologicamente correto, uma vez que segue a beira da estrada e evita o corte de árvores em áreas verdes.

Desta maneira, a rede da Cetril não precisa mais passar pelo meio de plantações, matas ou propriedades particulares. Ela contorna os locais de atendimento por áreas que não tem vegetação.

A Cooperativa também tem projetos de criar um viveiro de mudas, que será utilizado para plantar mudas de árvores e contribuir com o meio ambiente. Contudo, este projeto ainda está em fase de estudo, tanto do local mais apropriado para se manter o viveiro como o prazo de início do mesmo.
 

Responsabilidade Social


A Cetril recebe constantemente cartas de entidades sociais ou grupos de apoio que solicitam a ajuda da Cooperativa, tanto financeira como para doação de cestas básicas. O asilo Casa de Santa Rita, o Fundo Social de Solidariedade e o Serviço de Proteção aos Menores de Ibiúna (Serpromi), são exemplos de locais que recebem mensalmente a doação de alimentos da Cetril. Obviamente que a intenção da Cooperativa não é prestar assistencialismo, mas contribuir com instituições estruturadas que já oferecem apoio à população carente.

Responsabilidade Funcional


A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) acontece desde 2002 na Cetril. Este evento tem duração de uma semana e geralmente é realizado no mês de julho, na sede da Cooperativa.

Durante a Sipat, os funcionários assistem a uma palestra por dia, que tratam de assuntos do cotidiano, segurança no trabalho, relacionamento, bem estar, saúde, entre outros. Nesta ocasião, todos dão opinião para contribuir com a segurança no trabalho da Cooperativa e, no encerramento do evento, sempre apresentam uma peça teatral para conscientizar os riscos de se trabalhar sem segurança.

Como um evento voltado especialmente para colaboradores, a Sipat é planejada e organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), formada por dez membros de diferentes setores da Cooperativa.

A Cipa é responsável também em cobrar da empresa a compra de equipamentos de segurança individual e coletivo para os funcionários, realizar reuniões mensais para discutir assuntos do dia-a-dia dos colaboradores e fiscalizar as equipes com relação ao uso dos equipamentos.